Sessão Ordinária da Câmara de Benedito Leite do dia 21 de outubro de 2022

por adm publicado 21/10/2022 16h52, última modificação 21/10/2022 16h52

Foi realizada nesta sexta-feira, 21 de outubro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Benedito Leite no ano de 2022. A Sessão contou com a presença de sete dos noves vereadores: Antônio de Pádua Martins Sandes, Baltazar Ribeiro de Almeida, Cleighton Borges Barros, Félix Pereira da Silva, Gilmar Gomes Rodrigues, Genivaldo Santos Ferreira Santiago e João Paulo Ferreira Borges. Vereadores ausentes: Bruno de Sousa Guimarães e Carleia Moreira Sandes. Não houve pauta para a ordem do dia.

A Sessão contou com a presença da Assessoria Jurídica da casa, na pessoa do Dr Ben-ten de Soares e Martins, para esclarecimento sobre o projeto de Lei N° 005/2022. Foi esclarecido que a constituição federal diz que antes de toda LDO ou LOA tem que haver uma audiência pública para que a população tenha o conhecimento de onde o orçamento está sendo aplicado. O jurídico informou que a pedido do presidente da Câmara e dos demais vereadores, houve comunicação com o poder executivo no intuito que este realizasse a audiência pública, porque é de competência de quem elabora a lei apresentar esclarecimentos sobre a mesma. O jurídico esclareceu que o poder executivo tem um entendimento de que só é necessário haver a audiência da LDO e que não se faz necessário realizar audiência da LOA. O entendimento do jurídico da casa é de que há sim a necessidade de realizar audiência da LOA, pois a LDO trata de uma coisa e a LOA de outra, mesmo sendo assuntos similares. Ressaltou a importância da audiência da LOA, uma vez que trata do orçamento anual de 2023.

Não havendo nada mais a declarar o Senhor Presidente da casa Cleighton Borges Barros sob a proteção de Deus declarou encerrada a Sessão ordinária.

Links Úteis:

- Acompanhe histórico das Sessões através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) neste link

Sessão Ordinária 21 de outubro de 2022 01

Sessão Ordinária 21 de outubro de 2022 02